sábado, 15 de agosto de 2009

Como ensinar a não bater?

O Rodrigo desde sempre que adora bater (normalmente é em mim e no pai). Nós agarramos as mãos, dizemos que não se faz mas ele ainda se ri e goza connosco, e quando soltamos as mãos toca a bater de novo...
Já bateu a familiares que em vez de ralharem ainda acham graça e claro que quando as outras pessoas riem não me vale de nada ralhar porque não me liga nenhuma.
Hoje pela primeira vez bateu a uma menina que nunca tinha visto, fiquei mesmo chateada.
Estavamos no elevador do shopping e a miuda estava perto do carrinho, ele chamou-a, fez-lhe olhinhos... mas a miuda não olhou, resultado, levanta a mão e começa a bater-lhe cheio de raiva... agarrei-lhe logo na mão e ralhei-lhe e pedi imensa desculpa á mãe da miuda, que ainda achou graça Suspect e disse que não fazia mal (não foi a ela que lhe bateram...).
Só me apetecia era dar-lhe uma palmada, mas já sei que não ía dar em nada...
Alguém tem sugestões para lhe ensinar que não se deve bater?

4 comentários:

mãe pimpolha disse...

O meu anda igual e eu faço o mesmo, tento não valorizar muito para ele não se aperceber.
Já lhe dei uma palmada para ele ver que doi e foi pior, porque repetiu. Resumindo digo um sonoro não e viro costas, assim acaba-se a brincadeira e ele começa a perceber.
Beijocas

Anónimo disse...

Olá querida mamã, compreendo perfeitamente a situação e, a meu ver, desvalorizar não é solução porque não é um comportamento que, para nós e para os demais, provoque indiferença. Bater é um comportamento a corrigir e, como tal, a cada ocorrência, deveremos mostrar à criança que reprovamos esse mesmo comportamento. Como? Por exemplo, falando seriamente com ele, sem sorrir. Não é preciso fazer uma cara muito feia, basta séria, e falar calmamente, explicar por palavras curtas o porquê de bater ser inaceitável. Como a mãe pimpolha diz, se batermos de volta não ajuda, o bebé vai bater de volta e estaremos a reforçar esse comportamento...
Beijinhos e verás que esta será uma fase passageira.

Rute disse...

Olá Mãmã,
tenho exactamente o mesmo problema que tu. Já tentei de tudo, não ligar, bater de volta...sem resultado! Acredito que seja uma fase. Acho que devemos explicar-lhe com calma que não deve bater e esperar que mais esta fase passe.
Mas deve ter sido mesmo embaraçoso pata vós. Mas os outros pais também passaram por isso.
Beijinhos,

Maria José disse...

Tens de te manter firme e séria e dizer que não e dás-lhe uma palmadinha nas mãos, vais ver que aos poucos ele começa a perceber
bjokas